Doces Bárbaros

It´s about nothing!

Monday, October 17, 2005

Mostra BR 2005


Terminado o Festival do Rio, começa aqui em São Paulo no dia 21 de outubro a Mostra BR de Cinema. E com isso uma época em que eu fico louca e com problemas para escolher, pois é a oportunidade ver alguns dos melhores filmes deste e do ano passado que demorarão ou nem sequer passarão no circuito normal. Pena que estarei no Rio nos primeiros dias, mas tudo bem será por pouco tempo, a mostra vai até dia 03 de novembro e tem muita coisa interessante para assistir entre os quase 300 longa metragens selecionados.
O que eu quero assistir, e tenho que correr para ver se ainda consigo ingresso:

2046- do chinês Wong Kar Wai, sobre um escritor que pensa estar escrevendo sobre o futuro mas na verdade é seu passado com um trem misterioso que parte para 2046, o lugar onde nunca nada muda e de onde ninguém parece ter voltado...

Brokeback Mountain- de Ang Lee foi o vencedor do Leão de Ouro em Veneza, e trata-se de um épico ambientado no Wyoming e traz o fofinho Jake Gyllenhaal (Donnie Darko) como um dos cowboys protagonistas.

Oliver Twist- Roman Polanski faz uma adaptação do clássico de Charles Dickens bem ao seu estilo pertubador e paranóico o que levou alguns críticos dizerem que Dickens não está bem caracterizado pelo diretor. Cá entre nós Polanski raramente dá uma bola fora e vale a pena ir lá conferir com os próprios olhos.

Broken Flowers- de Jim Jarmusch (coffee and cigarettes), com os ótimos Bill Murray e Julie Delpy faz uma análise dos relacionamentos modernos e como um fato novo de repente pode alterar todas suas convicções e prioridades.

Manderlay- Lars Von Trier em seu segundo filme da trilogia sobre os EUA: terra das oportunidades, ambientado durante escravidão no sul dos Estados Unidos. Mesmo Von Trier sendo um marqueteiro descarado e sempre gerar polêmica em torno dos seus filmes, como no caso do burro que foi sacrificado durante estas filmagens, acho que ele tem sempre alguma coisa interessante para dizer.

Don´t Come Knocking- Win Wenders conta a história de um astro decadente de filmes western se afundando em alcóol, drogas e relacionamentos superficiais até que a descoberta de um filho muda tudo.

Marcas da Violência- David Cronenberg fala dos segredos embaixo do tapete de um respeitado e pacato pai de família de uma típica cidade do interior americana e mostra the dark side presente em cada um de nós.

A Criança- dos irmãos Dardenne, que fala de um jovem casal trambiqueiro e como eles encaram a chegada de seu filho. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes.


Cidade Baixa- de Sergio Machado escolhido melhor filme brasileiro do Festival do Rio.

Retrospectiva Victor Sjöstrom um dos diretores que inspirou Ingmar Bergman e vai ser um dos homenageados neste ano.

Acho que se conseguir ver pelo menos a metade disso já ficarei feliz, bem feliz... :o)

1 Comments:

  • At 11:22 AM, Anonymous Anonymous said…

    Alguns destes filmes estão passando pela primeira vez aqui por agora também, já que o Festival de Cinema daqui começa esta semana. :)

     

Post a Comment

<< Home